Fertilizantes importados por MS agora passam a escoar por Porto Murtinho
De acordo informações da Secretaria e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), as barcaças carregadas com os fertilizantes agrícolas chegaram, oriundas do Uruguai. No entanto, a operação de descarregamento começou na ultima semana.
Ao todo são mais de três mil toneladas divididas em três barcaças. O composto foi preparado no Uruguai a partir de matéria importada. O importador é um produtor rural de Mato Grosso do Sul que vai usar todo o volume em sua propriedade.
Essa é a primeira operação de importação de fertilizante agrícola pelo Terminal Portuário da FV Cereais e tem uma importância simbólica, conforme expôs Genivaldo dos Santos, gerente de Operações do Terminal Portuário.
Para ele, trata-se da demonstração de que a utilização do porto será válida não apenas para o agronegócio, e sim para produtos diversos. E, ainda, não apenas para Mato Grosso do Sul, mas também para Estados próximos.
O Terminal Portuário da FV Cereais opera desde 2020 com foco no escoamento da produção agrícola do Estado. Em 2021 foram embarcadas 245 mil toneladas de soja, sendo que o último comboio foi liberado no dia 28 de junho. Depois dessa data o rio não oferecia mais condições de navegabilidade. Este ano, a operação com soja se estendeu até agosto, tendo totalizado 272 mil toneladas.
“Estamos prevendo que nesse ano o rio ofereça condições de navegabilidade até meados de outubro, quando pretendemos embarcar 32 mil toneladas de açúcar”, pontuou o gerente.
O secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente,
Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck,
destaca os esforços para viabilizar os eixos logísticos no Estado.
Jaime Verruck disse, ainda, que – ao longo dos últimos sete
anos – o governo do Estado tem priorizado o desenvolvimento dos eixos
logísticos.
No caso do eixo de Porto Murtinho, que envolve rodovia e
hidrovia do rio Paraguai, Verruck confirmou que recebeu especial atenção
através de um programa específico de incentivo aos portos do rio Paraguai.
Segundo o titular da Semagro, isso propiciou investimentos
na área de estacionamento para mais de 400 caminhões, como também na instalação
do terminal da FV Cereais.
“Ainda este ano o governo do Estado vai fazer a venda do terminal portuário público. O objetivo sempre foi criar um corredor de exportação de grãos, como também de importação. Essa foi a primeira operação, ainda com volume baixo, mas tende a se potencializar, sobretudo com o início das operações pela Rota Bioceânica”, detalhou Verruck.
0 Comentários