Dois jovens acadêmicos de Zootecnia da unidade de Aquidauana da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foram selecionados para participar de programas de bolsas de iniciação científica internacional. A previsão é que eles embarquem para a Europa até o segundo semestre deste ano.

Lucas Rocha Valfré tem 26 anos e é natural  de São Mateus (ES). Wallery da Costa tem 22 anos e é natural de São Gonçalo (RJ). Ambos mudaram-se para Aquidauana para cursar a faculdade e já estão no 4° ano da graduação.

Lucas Valfré (26) estudará em Portugal e Wallery da Costa (22) seguirá para a Alemanha

“Difícil descrever, mas estou feliz e ansioso. Pois é uma conquista para o curso de Zootecnia em Aquidauana”, celebrou Lucas.

O programa de iniciação científica em que Lucas e Wallery foram aprovados é realizado pela UEMS e, nesta edição, ofertava quatro bolsas de estudos. Os dois acadêmicos possuem histórico de pesquisa desde o início da graduação. Ele passará uma temporada em Portugal e ela irá para a Alemanha por aproximadamente 90 dias.

Desde o início da graduação eu realizo projetos de pesquisa, no primeiro ano foi de extensão, e desde o segundo ano eu faço pesquisas de iniciação científica. O PIBIC Internacional foi minha quarta proposta de iniciação aprovada. Estou muito ansiosa e animada, são novos desafios e um novo ambiente que tenho certeza de que vai agregar muito no conhecimento que eu irei adquirir, sem contar a experiência de conhecer outra cultura, destacou Wallery.

A pesquisa

Confira as pesquisas que serão desenvolvidas pelos estudantes:

Lucas Valfré
Tema: Avaliação do comportamento alimentar de suínos por meio de zootecnia de precisão”.
Local: Universidade de Évora, Portugal
Orientação: Tiago Junior Pasquetti (UEMS) e Vasco Fitas Cruz (UÉ)

Wallery da Costa
Tema: Avaliação do conteúdo lipídico e atividades mitocondrial de embriões bovinos com diferentes cinéticas de desenvolvimento
Local: Instituto de Biologia da Produção (FBN) de Dummerstorf, na Alemanha
Orientação: Fabiana de Andrade Melo Sterza (UEMS) e Ralf Pöhland (FBN)

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).