Foi divulgada uma portaria do Ministério da Agricultura que reconhece nacionalmente o Mato Grosso do Sul como livre de febre aftosa sem vacinação. A portaria também proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a aftosa, além do trânsito de animais vacinados contra a aftosa. 

A senadora Tereza Cristina, que foi uma das pessoas que mais trabalhou para que isso acontecesse enquanto ministra da Agricultura e Pecuária e parabenizou os pecuaristas e também os órgãos de controle pelo reconhecimento "Parabéns ao Mato Grosso do Sul, foi publicado no Diário Oficial da União o reconhecimento, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, do nosso Estado como área livre da doença de febre aftosa sem vacinação. O próximo passo é obter o mesmo reconhecimento em nível internacional para o nosso rebanho. Uma vitória das autoridades e dos pecuaristas que não descuidam do necessário rigor das medidas sanitárias. Mais qualidade e mais valor para a carne brasileira", disse a senadora em sua rede social. 

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou a importância do reconhecimento. "Isso atesta a eficiência da questão sanitária no Estado, mostra todo o trabalho da Iagro junto com o Ministério da Agricultura, além de dar condições aos demais estados do Brasil de pleitear o reconhecimento internacional. Temos todas as condições e agora vamos perseguir o reconhecimento do status internacional. Estamos preparados para isso", pontuou. 

A vacina poderá ser utilizada apenas com autorização do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e o armazenamento e a comercialização das vacinas contra a febre aftosa poderão ser permitidos, mediante autorização do Serviço Veterinário Oficial (SVO). 

Já o trânsito de animais vacinados destinados a outras unidades da federação deverá ocorrer apenas por rotas previamente estabelecidas pelo SVO. 

Também fica proibido o ingresso e incorporação de bovinos e bubalinos nos estados, municípios e parte de municípios que compõem as zonas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como livres de febre aftosa sem vacinação. 

Outros estados que estão livres da doença e em que há proibição do ingresso e da incorporação de animais vacinados são: Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).