Na última semana, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, inauguraram a maior fábrica de carne e couro de jacaré do mundo, com capacidade para abater 100 mil animais anualmente. A produção deve chegar a sete toneladas de carne e 2.300 peles. Na fazenda, estão confinados 79 mil animais, sendo que 30 mil deles já estão prontos para o abate.

 

A fábrica começou a ser construída em junho de 2016 e teve investimento total de R$ 35 milhões. A previsão é abastecer o mercado interno com a carne do animal e exportar o couro. O frigorífico Caimasul conta com processo completo da cadeia produtiva de jacarés de cativeiro, que vai da cria, recria, engorda ao abate com certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), passando pela transformação em produto (carne e couro tratado em curtume) e venda. O empreendimento emprega 70 trabalhadores e a previsão é que chegue a 150, quando estiver operando plenamente. A Caimbasul é reconhecida no mercado por alto padrão técnico e por ser empresa ecologicamente correta e socialmente ativa.

 

“A entrada em operação da indústria sinaliza a confiança do empresariado em investir em um Estado que está superando a crise com equilíbrio financeiro e a participação corajosa dos empreendedores de outras regiões”, destacou Azambuja.

 

O ministro ressaltou que a inauguração do frigorífico é um marco na história do Pantanal, especialmente na relação do homem com a natureza. “O uso sustentável dos recursos, no caso, o jacaré de cativeiro, significa uma nova oportunidade econômica para o Pantanal e para a gente pantaneira”. Maggi enfatizou ainda a importância da Embrapa Pantanal na construção de projetos e de programas de desenvolvimento sustentável na região, apoiando, assim, o manejo adequado e responsável dos animais e a proteção do meio ambiente. “O Pantanal é um dos únicos lugares em que o homem não destruiu a natureza para sobreviver. Por isso, o homem pantaneiro merece todo nosso respeito e admiração”.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).