Recentemente, um caso suspeito de gripe aviária foi registrado em Jardim, Mato Grosso do Sul, conforme o painel de monitoramento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Este é o segundo caso suspeito no estado de 2025, com o primeiro ainda sob investigação em Angélica. Ambos os casos envolvem aves domésticas.


O diretor presidente da Iagro, Daniel Ingold, destacou que é esperado um aumento nas notificações de casos suspeitos, especialmente após a confirmação de um caso no Rio Grande do Sul, que gerou preocupação entre os produtores.


Historicamente, Mato Grosso do Sul teve apenas um caso confirmado de gripe aviária, que ocorreu em 2023 em Bonito. O painel de monitoramento indica os casos em investigação (marcados em amarelo) e aqueles que foram investigados e descartados (em cinza). O caso confirmado de Bonito é representado por um ponto branco com borda vermelha.


Além dos casos no estado, outros 14 estão sendo investigados em diversos outros estados, incluindo Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Pará e Tocantins. A vigilância em relação à gripe aviária é crucial para proteger a saúde avícola e a indústria agropecuária.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).