MS Ativo vai promover integração do governo Estadual e municípios com encontros regionais
Campo Grande foi palco, nesta segunda-feira (27), de mais uma etapa do MS Ativo – Municipalismo, iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul que tem promovido reuniões regionais com prefeitos, vereadores e técnicos municipais para debater políticas públicas e definir prioridades. Com participação de representantes de dez cidades, o encontro teve como foco o planejamento estratégico dos municípios para o período de 2026 a 2029.
Lançado com o objetivo de aproximar o governo estadual das administrações locais, o programa aposta na escuta ativa e em ações conjuntas para garantir mais eficiência nas entregas públicas. Durante o evento, foram apresentadas ferramentas de gestão como os Contratos de Gestão e o novo Plano Plurianual Municipal (PPA), que irão direcionar investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
“Nenhum município fica para trás” - Representando o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o programa vai além de seminários e discursos: “O MS Ativo é uma ação concreta de governo. Compartilhamos estrutura técnica, dados e metas com os prefeitos, garantindo que nenhum município fique para trás”, afirmou.
Segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, todos os pedidos apresentados pelas prefeituras passam por análise técnica e são registrados no sistema TransfereMS, que permite o acompanhamento de metas e execução dos recursos públicos. “Isso garante que o planejamento se converta em resultados reais e com responsabilidade fiscal, vamos promover integração entre governo e municipios”, explicou.
Além das oficinas e painéis técnicos, o encontro também apresentou resultados do programa em 2024, com avanços no programa MS Alfabetiza, na ampliação do ensino em tempo integral, investimentos hospitalares e ações de combate à vulnerabilidade social.
Após edições em Aquidauana, Três Lagoas e agora Campo Grande, o MS Ativo – Municipalismo segue para o sul do Estado. A próxima etapa será em Naviraí, no dia 4 de junho, com participação de gestores de Deodápolis, Glória de Dourados, Itaquiraí, Jateí, Juti e Nova Alvorada do Sul.
O objetivo da iniciativa é claro: fortalecer a governança pública local, promovendo soluções articuladas entre o Estado e os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
0 Comentários