O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai começar, a partir de outubro deste ano, a realizar o levantamento com o objetivo de conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. O lançamento será realizado no dia 20 de setembro de 2017, às 8 horas, na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa e contará com a presença do presidente do IBGE, Roberto Luis Olinto Ramos.

 

Com o Censo Agropecuário, o órgão pretende atualizar as informações sobre a área rural, já que o último censo foi realizado há 10 anos, e buscar os dados para que o setor possa utilizar para melhorar a produção e o comércio dos produtos.

 

Em nota divulgada para a imprensa o instituto destaca que os dados coletados transformam-se em estatísticas importantes para dimensionar os níveis de produção de alimentos e da criação animal, as áreas cultiváveis, para contar e conhecer melhor os trabalhadores rurais, entre outras, que servirão para planejar e definir políticas públicas mais adequadas a esse importante setor da economia. As informações geradas possibilitam a avaliação de políticas públicas como, por exemplo, a de redistribuição de terras. Elas permitem, ainda, estudos a respeito da expansão das fronteiras agrícolas, da dinamização produtiva ditada pelas inovações tecnológicas, e enriquecem a produção de indicadores ambientais. 

 

A previsão do órgão é de que o levantamento seja realizado em cinco meses e a os dados sejam coletados de mais de 81 mil estabelecimentos agropecuários. Para realizar essa operação, serão contratados 550 pessoas, sendo 346 recenseadores. A coleta inicia em 1º de outubro de 2017 e o recenseador do IBGE estará devidamente identificado, com crachá funcional e de posse de um computador de mão, denominado Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).