Se as eleições acontecessem hoje, o ex-prefeito de São Gabriel, Adão Rolim (PR), assumira novamente o cargo de chefe do executivo. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Cenário Social, contratada por Afonso Geraldo Farias Areco, sobre o desempenho dos candidatos nessa reta final da campanha.

 

 

 

De acordo com os dados divulgados, Rolim venceria a disputa eleitoral com 56,8% das intenções de voto. Marcon (PSDB) seria derrotado com apenas 26,3% dos votos dos eleitores do município. A distância que separa Rolim de Marcon é de aproximadamente 30 pontos percentuais. Conforme o índice apresentado, o candidato do PR leva grande vantagem para confirmar sua volta à Prefeitura de São Gabriel do Oeste. A pesquisa indicou ainda 16,3% dos eleitores indecisos (votos brancos e nulos).

 

 

 

O instituto de pesquisa divulgou também a amostragem da pesquisa por idade, sexo e escolaridade dos eleitores entrevistados.Na amostragem por sexo, 198 homens responderam ao questionário, sendo que 107 escolheram Rolim como melhor opção de voto, enquanto Marcon teve apenas 58 respostas favoráveis a sua reeleição. No público feminino, do total de 202 mulheres entrevistas, 120 disseram votar em Rolim e 47 responderam Marcon.

 

 

 

Na pesquisa por idade, Rolim venceu seu adversário em praticamente todas as categorias, empatando na intenção de voto dos eleitores com mais de 60 anos – cada candidato obteve 16 respostas favoráveis. Já entre os jovens eleitores (16 a 19 anos) Rolim ganhou 28 votos e Marcon 11. A maior diferença de intenção de votos foi na categoria de 20 a 29 anos, onde 60 preferiram Rolim contra 25 que optaram por Marcon. Dos eleitores com idade entre 30 e 39 anos, Rolim obteve 47 votos contra 25 de Marcon. Entre os eleitores de 40 a 49 anos, 46 entrevistados disseram votar em Rolim, enquanto apenas 13 escolheram Marcon. Na disputa da categoria de 50 a 59 anos, Rolim também venceu com 30 votos contra 15 de seu adversário.

 

 

 

 

Na categoria escolaridade, Adão Rolim e Sérgio Marcon também tiveram um empate no quesito pós-graduado, onde cada candidato recebeu 4 votos. Nas demais categorias, Rolim ganhou mais intenções de votos que o oponente: anafalbeto (9 contra 3 votos), ensino básico (39 contra 18 votos), ensino fundamental (56 contra 30 votos), ensino médio (92 contra 35 votos) e ensino superior (27 contra 15 votos).

 

 

 

A pesquisa realizada pela empresa Hassessian Barbosa & Gomes Ltda – ME (Instituto Cenário Social), contratada por Afonso Geraldo Farias Areco, foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00227/2012. O Instituto entrevistou 400 eleitores acima de 16 anos entre os dias 22 e 23 de setembro em São Gabriel do Oeste. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, num grau de confiança de 95%.

 

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).