O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) está capacitando 155 profissionais nos municípios de Batayporã, Nova Andradina e Taquarussu, para que atuem na área de Colheita Mecanizada, Transporte e Controle de Qualidade. O objetivo é aproveitar o período de entressafra da cana-de-açúcar para levar novos conhecimentos para os trabalhadores, melhorando o fluxo de atividades das usinas.

 

A instituição está oferecendo quatro cursos específicos da grade: motorista canavieiro, operação e manutenção preventiva de tratores canavieiros, operador mantenedor de tratores canavieiros e operador mantenedor de colhedora de cana-de-açúcar.

 

“Diante da especificidade do setor sucroenergético, o Senar/MS desenvolveu uma metodologia específica para estes cursos. É um projeto piloto que envolve os municípios de Bataypora, Nova Andradina e Taquarussu”, destacou o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

 

No conteúdo estão programadas aulas que abrangem diversos assuntos como:  normas de segurança, preservação do meio ambiente na operação de tratores e implementos agrícolas, além de um módulo de comportamental, priorizando a saúde do trabalhador, a motivação e as necessidades humanas.

 

“É a primeira capacitação que faço do Senar/MS e me sinto privilegiada em poder ir além da minha função. Os instrutores colocam o conhecimento a nossa disposição de forma bem didática. Não serei mais apenas uma tratorista e, sim, vou colaborar com o mecânico, zelar mais pelo meu equipamento com uma manutenção mais eficiente e até mesmo fazer pequenos reparos no trator”, disse Kait Aparecida Rocha Ribeiro, de 29 anos, que trabalha há quase três anos como operadora de trator transbordo na Usina Laguna.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).