Campo Grande, 20 de Julho de 2018



468x60

Categorias



 

x Rural News Ms 23/04/2018 - 17:45:25

Prefeitos, vereadores e secretários aprovam iniciativa do TCE/MS de realizar dia de orientação


TCE.MS

O reconhecimento veio pelo novo encontro, nesta segunda-feira, dia 23 de abril, quando o Tribunal de Contas, mais uma vez, abriu as portas para ampliar o diálogo institucional com os gestores públicos recebendo prefeitos, secretários, vereadores e técnicos dos 79 municípios do Estado. A primeira edição do “Tecendo o poder local” inaugura uma nova etapa dentro da atual gestão compartilhada, que tem o compromisso de consolidar o TCE-MS como um órgão pedagógico, preventivo e efetivo. Isso tudo por meio do planejamento de ações e o desenvolvimento de programas e ferramentas que auxiliem as administrações na aplicação correta e transparente do dinheiro público.

 

E pensando em compartilhar as boas práticas que promovam o desenvolvimento e o bem estar da sociedade, conselheiros e técnicos ministraram palestras e responderam aos questionamentos dos gestores sobre auditorias, sanções, prazos processuais, fiscalização de receitas, entre outros temas 

 

No período da tarde, os técnicos dos municípios participam dos seminários técnicos: “Resolução nº 54 e os prazos processuais dentro do TCE-MS”, proferida pelo diretor geral do TCE-MS, Eduardo Dionizio; “Sistema e-Protocolo”, pela Chefe do Protocolo, Simone Amorim; “Sistemas e-Contas e e-Sicom”, apresentado pela Auditora Estadual de Contas, Flávia Buchara e pela Chefe da Sipce, Jaqueline Martins Corrêa; “Projeto de Olho na Saúde: Farmácia Básica”, pela Auditora Telma Yule e, para finalizar, “Fiscalização de Receitas”, proferida pelo diretor de Gestão e Modernização, Douglas Avedikian. 

 

O prefeito de Taquarussú, Roberto Tavares Almeida, afirmou que o evento vem de encontro às necessidades da administração municipal. “O trabalho do TCE de orientação, com diálogo como vem sendo feito faz com que possamos desenvolver um trabalho adequado para a nossa população”. Opinião compartilhada pelo secretário de saúde de Nioaque, Tiago de Souza Rosa, que viu o dia como um ganho significativo. “Imaginava-se que o TCE era só para julgar e condenar. E hoje a gente vê que não é isso. O TCE está mostrando que quer ajudar a gestão, e fazer com que o dinheiro público seja bem gasto. Nós somos de um município pequeno e temos dificuldades em buscar esses dados que o Tribunal agora nos oferta. Essas ferramentas apresentadas hoje vão servir como um guia para nós.” 

 

O “Tecendo o poder local” começou na parte da manhã desta segunda-feira com a participação do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Waldir Neves, do Vice-Presidente e Diretor-Geral da Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX), Ronaldo Chadid, dos conselheiros, Iran Coelho das Neves (Corregedor-Geral), Osmar Jeronymo (Ouvidor) e Jerson Domingos. Fizeram parte da mesa, ainda, o Secretário Estadual de Governo, Eduardo Riedel, e o Presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina. 

 

O presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, destacou a satisfação em receber os administradores dos municípios que compõem o Estado: “O Tribunal de Contas está de portas abertas para receber todas as suas solicitações, prestar esclarecimentos e compartilhar as boas práticas que promovam o desenvolvimento e o bem estar da sociedade”. 

 

 

Presente a abertura do evento, o Secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel, ressaltou a importância do evento para os prefeitos: “O gestor público tem uma demanda muito grande em suas funções, precisa ter o conhecimento em diversas áreas da administração do bem público, por isso a necessidade do Tecendo, para responder as dúvidas através de um diálogo franco e aberto com a Corte de Contas”.

 

Assessoria TCE/MS

 



Mais Notícias



banner_web_-310x250px_SemanaMEI2018