Campo Grande, 21 de Junho de 2018



boiremates

Categorias



 

x Rural News Ms 13/03/2018 - 10:36:09

Mesmo investindo mais de US$ 1 bilhão na preservação da Amazônia e Índios, Noruegueses cometem crime ambiental no Brasil


fundo da amazonia

A Noruega no Brasil está entre o céu e o inferno, por um lado os noruegueses ajudam financeiramente a Amazônia, por outro lado, são suspeitos de despejando efluentes tóxicos no meio ambiente, no polo industrial de Barcarena no Pará.

 

Crime ambiental

 

Os moradores da região denunciaram às autoridades a suspeita de que um depósito de resíduos da mineradora Hydro AluNorte havia transbordado, despejando efluentes tóxicos no meio ambiente, a empresa norueguesa confirmou que liberou intencionalmente o excesso de água das chuvas que havia se acumulado no terreno da refinaria de alumina, a maior do mundo.

 

As pessoas que moram no local, e utilizavam às águas do rio, estão tendo que achar outro meio para sobreviver, pois as águas estão contaminadas com bauxita e soda.

 

A empresa norueguesa divulgou uma nota ontem (12) que informa que o excesso de águas pluviais foi liberado no Rio Pará por um dos pontos de descarte anexos à estação de tratamento de água da refinaria, não havendo sinais de vazamento ou transbordamento de dejetos tóxicos armazenados nos depósitos de resíduo de bauxita. Segundo a empresa, o lançamento foi comunicado à secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

 

A empresa garante não haver indícios de que a liberação da água represada causou danos ao meio ambiente. A afirmação contraria laudo divulgado no último dia 22, pelo Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde.

 

A mineradora contratou a empresa de consultoria brasileira SGW Serviços, no inicio do mês, que vai avaliar o modelo de tratamento de água e verificar se o sistema de gerenciamento de efluentes da refinaria foi operado adequadamente. Os resultados preliminares da avaliação deverão ser divulgados na primeira semana de abril, segundo a mineradora.

 

Investimento na Amazônia

 

Uma parceria entre Brasil e Noruega, vem ajudando o maior Bioma do mundo que é a Amazônia. Por meio do Fundo Amazônia, o fundo visa a preservação da biodiversidade de espécies de fauna e flora da região, e os índios que são beneficiados com essa parceria.

 

A floresta amazônica possui cerca de 4,2 milhões de quilômetros quadrados com diversas espécies de plantas, animais, fungos e bactérias.

 

 

 

 



Mais Notícias



banner_web_-310x250px_SemanaMEI2018