Campo Grande, 19 de Janeiro de 2019



GIF_Rural_News_MS

Categorias



 

x Rural News Ms 29/11/2017 - 07:15:19

justica manda soltar fazendeiros que foram presos por defenderem suas terras


Fazendeiros acusados de ataque a indígenas na aldeia Tey Kue, na cidade de Caarapó, vão ganhar a liberdade. A 11ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF3) decidiu conceder habeas corpus aos cinco produtores rurais envolvidos no caso.

 

Estão detidos Virgílio Mettifogo, Eduardo Tomonaga, Jesus Camacho, Dionei Guedin e Nelson Buainain Filho, dono da fazenda Ivu, palco onde teria ocorrido conflito em junho do ano passado, com os indígenas da aldeia Tey Kue, vizinha a propriedade rural. Um índio morreu a tiros.

 

O caso

No dia 12 de junho de 2016, índios da comunidade Tey Kuê, da etnia Guarani-Kaiowá, ocuparam a Fazenda Yvu.

No dia seguinte, agentes da Polícia Federal foram notificados da ocupação por fazendeiros que os levaram até o local.

 

Os policiais não encontraram reféns e foram informados pelos indígenas de que o proprietário poderia, em 24h, retirar o gado e seus pertences do local. Sem mandado de reintegração de posse, os PFs retornaram a Dourados.

 

Frustrados da expectativa de que os policiais retirariam os índios do local, os proprietários rurais, que segundo denúncia estariam munidas de armas de fogo e rojões, se organizaram para expulsar os índios à força do local em 14 de junho. De um grupo de 40 a 50 índios, oito ficaram feridos e um veio a óbito.



Mais Notícias