Campo Grande, 19 de Janeiro de 2019



boiremates

Categorias



 

x Rural News Ms 20/04/2017 - 17:24:12

Convênio com o Governo Federal permite que municípios busquem mais recursos


IMG_5247
IMG_5213

A partir da próxima quarta-feira (26), técnicos de convênio dos municípios participarão de um treinamento, com duração de dois dias, para a utilização do Sistema de Convênios (Siconv) do Governo Federal e promoverem a capitação de recursos para seus municípios. A caravana de capacitação acontecerá nas nove regiões do Mato Grosso do Sul abrangendo todo o estado.

 

O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). O Governo do Estado já havia celebrado um convênio com o Ministério do Planejamento para disponibilizar aos técnicos municipais o acesso ao sistema.

 

O objetivo é promover a capacitação de novos agentes públicos para que possa buscar recursos junto ao Governo Federal e desburocratizar o repasse de verbas que atendam diretamente a população, como investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outras áreas essenciais.

 

 “A capitação de recursos federais traz um benefício enorme para o município que tem uma arrecadação de recursos baixa. Se a gente consegue dinheiro novo vindo do governo federal, de emendas parlamentares e de propostas voluntárias isso tem um resultado efetivo na nossa administração e para nossa população”, destacou o presidente da Assomasul e prefeito de Bataguassu Pedro Caravina. Ele ainda fez um apelo para que os prefeitos prestigiem o início e o encerramento do evento em cada região para prestigiar os técnicos que estão passando pelo treinamento.

 

O Siconv (Sistema de Convênios) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

 

"Nós vamos disponibilizar aos técnicos municipais uma capacitação e treinamento para cadastrar emendas, que tenham objetivo de trazer recursos para as cidades. O Estado tem este acesso ao sistema e vai facilitar aos prefeitos fazer estes convênios federais", disse Azambuja.



Mais Notícias